>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estados Unidos aposentam acelerador de partículas Tevatron


Equipamento ficou obsoleto após instalação do Grande Colisor de Hádrons, na Suíça.

Foto: AFP - Tevatron - Acelerador de partículas
A era dos grandes físicos americanos termina nesta sexta-feira (30), com a aposentadoria do acelerador de partículas Tevatron, que há 25 anos recria o Big Bang no subsolo do Illinois.
O Tevatron ficou obsoleto após o aparecimento de um colisor de átomos mais poderoso - na verdade, o maior do mundo -, construído nos Alpes, na fronteira franco-suíça, pelo Centro Europeu de Pequisa Nuclear (Cern, na sigla em francês), um consórcio de 20 países-membros.
Parece improvável que os Estados Unidos, que já dominaram a área e colheram os louros de descobertas e inovações tecnológicas, sejam capazes de reunir os recursos necessários para construir o próximo grande projeto da física de partículas.
A razão: simplesmente o financiamento de longo prazo parece muito difícil de aparecer.
Ao invés disso, físicos americanos se concentrarão em questões internas mais específicas - e menos caras - e trabalhar em conjunto com o Cern em projetos de alta energia, como a busca pela denominada "partícula de Deus".
"Na nossa área, não damos com a cabeça na parede se somos superados por outra máquina", declarou Pier Oddone, diretor do Laboratório Nacional Fermi (Fermilab), que opera o Tevatron.
A aposentadoria do Tevatron ocorre em um momento ruim para a ciência americana.
A Nasa lançou seu último ônibus espacial em julho. O financiamento público está diminuindo devido a uma profunda crise econômica e a batalhas orçamentárias no Congresso. Além disso, a própria ciência se politizou, com a descrença na evolução e a contribuição humana ao aquecimento global posta em discussão pelos republicanos.
Fonte: Último Segundo IG
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Muito interessante!!!!!!!!!
    "partícula de Deus".O que é?
    Posta aí para nós!!!!!!!
    Paulinho
    Acho que no futuro tu estais é lecionando Astronomia em alguma Faculdade por aí!!!

    ResponderExcluir
  2. Certo Corrinha, vamos lá.

    Em resumo,

    Partícula de Deus, também conhecida como Bóson de Higgs, é o átomo fundamental que teria dado início ao Big Bang. Uma partícula onde estaria condensada toda a matéria e energia do Universo, segundo a referida teoria. Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares.

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores