>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

domingo, 11 de setembro de 2011

Luckesi ministra palestra no SESC Crato

Foto: Prof. Paulo Robson
Na manhã deste sábado, 10, Cipriano Luckesi ministrou uma palestra para os profissionais da educação de toda Região do Cariri com o tema Avaliação - Caminhos para a aprendizagem.

No seu discurso, Dr. Luckesi abordava várias situações cotidianas, nas quais utilizamos a avaliação como forma de melhorar nossas condições de vida, do mesmo modo afirmava que como professores, na maioria das vezes, diferenciamos a forma de avaliar situações corriqueiras do dia a dia da maneira de avaliar a aprendizagem dos nossos alunos, embora o processo seja o mesmo.

Dentre várias outras informações relevantes, Cipriano também diferenciara os diversos tipos de avaliação, classificando-as não como avaliação mais sim como examinação. "Infelizmente, tenho que dizer que genericamente falando, ou seja, sem mencionar esta ou aquela escola, este ou aquele professor, a escola hoje ainda não avalia a  aprendizagem do educando, mas sim o examina, ou seja, denominamos nossa prática de avaliação, mas, de fato, o que praticamos são exames. Historicamente, mudamos o nome, porém não modificamos a prática. Portanto, vivenciamos alguma coisa equívoca: leva o nome, mas não realiza a prática".

De maneira geral, o evento foi muito proveitoso. Nossa cidade se fez presente muito bem representada por diretores escolares, coordenadores, professores, outros profissionais da educação e até mesmo um grupo de alunos das escolas 18 de Dezembro e Santa Tereza.

"A avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para acolher, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja". Luckesi.

Foto: Google imagens


Professor Doutor Cipriano Carlos Luckesi, Bacharel em Teologia, Licenciado em Filosofia, Mestre em Ciências Sociais, Doutor em Educação: Filosofia e História da Educação, Psicoterapeuta em Biossíntese e Terapeuta Formado Pela Escola Dinâmica Energética do Psiquismo.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Durante a palestra fiquei e ainda fico perguntado,porque nós professores tendenciamos em pleno século XXI para o Exame e não para a Avaliação como descreveu Luckesi?

    O melhor ou pior é que dabemos das respostas me parece que a nossa coragem de mudança ainda nos deixa com os exames que herdamos dos Jesuítas e dos seguidores de Comenius.

    VAMOS MUDAR!!!!!!!
    Se uns não aceita ,façamos a nossa mudança primeiro.

    Adorei a palestra,pena que foi pouco tempo.

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz em seu comentário Corrinha. Concordo plenamente!

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores