>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Minicurso Reciclando Papel e Consciência

Foto: Blog Mundo Verde
Nesta tarde, juntamente com a aluna monitora Maria Glória e alguns alunos do 1º Ano, iniciamos o desenvolvimento do Projeto Reciclando Papel e Consciência no Laboratório de Ciências da Escola Santa Tereza. Amanhã teremos a continuidade dos trabalhos no turno da Noite com as Monitoras Iara Soares, Paloma Oliveira e Tatiane Martins.

O referido projeto visa trabalhar semanalmente com os alunos da Escola Santa Tereza diretamente no Laboratório de Ciências, utilizando os aparelhos dispostos e o conhecimento prévio sobre reciclagem, na confecção de diversos tipos de papéis a partir do reaproveitamento das folhas não mais utilizadas no ambiente escolar.

Pesquisas realizadas recentemente afirmam que os brasileiros estão cada vez mais conscientes e preocupados com a questão ambiental. Assim, estão dispostos a colaborar e valorizar empresas que também se engajem nesta causa.

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.

A reciclagem do papel é um procedimento que permite recuperar as fibras celulósicas do papel velho e incorporá-las na fabricação de novo papel. Não é um processo isento da produção de resíduos, mas a produção de pastas virgens também não o é, e assim sempre se minimizam os problemas relacionados com a produção de matéria prima e com a deposição do papel velho.

Com esse projeto conseguiremos abordar vários conteúdos da grade curricular que dificilmente serão trabalhados em sala de aula, devido o pouco tempo pedagógico. Além de que enriqueceremos cada aluno participante com conhecimentos científicos teóricos e práticos, bem como nossa sala de laboratório com um material produzido pelos próprios alunos, tendo em vista que os objetivos do Laboratório de Ciências são principalmente desenvolver no estudante a criatividade, iniciativa, raciocínio lógico, síntese, além de seu senso crítico e de análise.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa, nós estamos mesmo precisando valorizar a reciclagem, tendo em visto a melhoria de nosso meio ambiente, podendo até incentivar o empreendedorismo em nosso jovens.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Zuleide, é importante cada um fazer sua parte.

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores