>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

domingo, 18 de setembro de 2011

Nasa informa queda de satélite na atmosfera terrestre no dia 23 de setembro



A agência  espacial norte-americana, Nasa, informou que um satélite desativado deve atingir a Terra no dia 23 de setembro, próxima sexta-feira. A agência afirma que está acompanhando a trejetória do satélite com atenção e que o dispositivo era de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS), aposentado em 2005. O satélite foi levado no ano de 1991 ao espaço pela nave Discovery com objetivo de medir as variações atmosféricas e os efeitos da população.
Quando o satélite entrar na atmosfera da Terra, os cientistas explicam que parte das suas peças deve se despedaçar a desintegrar. Porém, por mais que isso não aconteça com todo o satélite, as chances de alguma parte do equipamento atingir e ferir uma pessoa são “extremamente pequenas”. Com isso, os cientistas praticamente garantem que a chegada do satélite à Terra não apresenta ameaça aos cidadãos do planeta.
Para ilustrar numéricamente a probabilidade de uma das peças do satélite atingir uma pessoa, os cientistas descrevem como menor do que uma em um milhão. Nesse aspecto, entende-se que a probabilidade também é aplicada a qualquer outro objeto espacial que esteja entrando na atmosfera terrestre. Como exemplo, os cientistas destacam como desde o início da era espacial não há registros de alguém que tenha se ferido com a queda de um objeto espacial.
Agora, a Nasa informa que está acompanhando a trejetória do satélite, assim como outras agências internacionais. A princípio, o objeto era esperado para o final de setembro ou início de outubro, mas uma mudança na atividade solar adiantou a sua chegada.
Imagem e texto: notíciasbr
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

4 comentários:

  1. À medida que o satélite, de seis toneladas, se aproximar da Terra será possível um cálculo mais exato, assim como uma previsão do local do impacto, embora os cientistas da NASA acreditem que deverá cair no oceano.

    Os fragmentos que não ardam na reentrada da atmosfera poderão estender-se por uma área de 800 quilómetros, mas a possibilidade que algum caia sobre alguém é de uma para 3.200. "Extremamente remota", garante a NASA.

    ResponderExcluir
  2. Já caiu...

    De acordo com a NASA, o satélite UARS, caiu entre 00:23h e 02:09h (horário de Brasília), no entanto não se sabe o lugar exato do impacto, ainda, se foi no oceano ou na terra.

    ResponderExcluir
  3. "Segundo mensagens divulgadas do Twitter, mas ainda não confirmadas, algumas partes do satélite teriam caído na cidade canadense de Okotoks, no sul de Calgary."

    Texto colhido em: Uol Notícias.24/09

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores