>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Astrônomos amadores encontram asteroide com risco de colisão com a Terra

O asteroide descoberto pelos astrônomos amadores é a mancha branca movendo-se da esquerda para a direita na parte superior da imagem. O movimento na parte de baixo é um satélite artificial. [Imagem: ESA/TOTAS Survey Team]
Objeto próximo da Terra

Astrônomos amadores, coordenados por um programa da ESA (Agência Espacial Europeia) encontraram um asteroide desconhecido com risco de colisão com a Terra.
O asteroide 2011 SF108 foi classificado como NEO (near-Earth object), um objeto próximo à Terra com algum risco de impacto.

Na animação acima, o asteroide descoberto no último mês de Setembro é a mancha branca movendo-se da esquerda para a direita no centro superior da imagem (clique na imagem para ver animação).

Um pouco abaixo é possível ver o sinal de um satélite artificial se movimentando.

Este não é o primeiro asteroide encontrado em campanhas com astrônomos amadores trabalhando como voluntários, mas é o primeiro deles qualificado como um "objeto próximo da Terra" - um objeto que passa perto o suficiente da Terra durante sua órbita ao redor do Sol para representar uma ameaça de impacto.

Astrônomos amadores

Rainer Kracht e seus colegas estavam trabalhando no programa SSA (Space Situational Awareness, percepção situacional do espaço, em tradução livre).

Durante as observações, o telescópio faz observações automatizadas por várias horas, usando um software desenvolvido pelo astrônomo amador e cientista da computação alemão Matthias Busch.

O programa identifica os possíveis avistamentos, que precisam a seguir serem avaliados por seres humanos.

A equipe é composta por 20 astrônomos amadores voluntários, a maioria dos quais participou da avaliação manual das imagens capturadas durante a sessão de 28/29 de Setembro.

Novas observações serão necessárias para calcular o risco de impacto do 2011 SF108 com a Terra, por ora estimado como sendo muito baixo.

Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores