>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

domingo, 9 de outubro de 2011

Dicas para uma redação dissertativa bem feita

A professora de redação Fernanda Bérgamo deu algumas dicas de como não fazer feio na produção textual.

A repetição de palavras num texto dissertativo pode retirar pontos preciosos dos candidatos a uma vaga nos vestibulares, nos concursos e no Enem. 
Foto: Google Imagens
Segundo ela, o hábito de usar as mesmas palavras denuncia a pobreza de vocabulário de quem escreve. “A repetição da palavra ‘problema’, por exemplo, é péssima. Porque ela pode ser tão facilmente substituída por empecilho, obstáculo, dificuldade”, sugere Fernanda.

A professora lembra que a repetição só é um problema quando está no mesmo parágrafo. “Em parágrafos alternados, por exemplo, não denuncia empobrecimento vocabular”, lembra. E atenção com as terminações iguais – os chamados “ecos”.

Um exemplo de eco é a frase “A atuação da comunicação diante das denúncias de corrupção...”. Isso pode ser resolvido se o estudante ler mais atentamente o que escreveu, de preferência em voz alta. “Uma leitura atenta e a substituição de alguns termos quebram esse eco”, diz Fernanda.

Outro erro comum dos candidatos é o chamado “queísmo”. Usar “que” várias vezes numa mesma oração, ou num mesmo parágrafo, deixa o texto sujo e pode deixar o leitor perdido nas ideias. “Em lugar de uma oração adjetiva explicativa ele pode utilizar o aposto”, destaca a professora. Por exemplo: “Brasília, que é a capital federal” ficaria “Brasília, capital federal...”.

Mas há casos em que a repetição é necessária, lembra Fernanda. Palavras diretamente relacionadas ao tema devem aparecer sempre. “Se o tema for mulher, por exemplo, a palavra ‘mulher’ tem que ser dita em todos os parágrafos”, diz. E nada de substituir por “sexo frágil”: segundo a professora, essa expressão já virou clichê, ou seja, está desgastada.

Fonte: G1
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

7 comentários:

  1. prof:paulo eu nâo sou muito boa em redaçâo como eu faço pra melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Querida, apesar de não ser formado especialista na área de linguagens e códigos, posso te dizer que só escreve bem, quem lê bem. Portanto, se você quer mesmo melhorar a forma de como escreve, o primeiro passo é ler bastante.

    Espero ter ajudado.

    ps. Identifique-se da próxima vez para que possa conhecê-la. Abraços.

    Prof. Paulo Robson.

    ResponderExcluir
  3. bom me responde ,algumas coisas que não posso fazer em um redação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. repetir as mesmas frase eh uma coisa q jamais pode ser feita em uma redacao.

      Excluir
  4. Muito cuidado com os erros de português, repetição desnecessária, concordância, coesão e coerência no que escreve, dentre outros fatores.

    Obrigado pela participação. Abraços!

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores