>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

No passado, Antártida já foi um paraíso tropical


O mundo realmente dá muitas voltas. A Antártida, conhecida como o continente gelado, há 40 milhões de anos já foi um paraíso tropical, segundo a pesquisadora Jane Francis, do Colégio de Meio Ambiente da Universidade de Leeds. “Durante a maior parte da história geológica da Antártida a região estava coberta por bosques e desertos, um lugar que tinha um clima quente”, declarou Jane em entrevista à BBC Mundo e reproduzida pela versão brasileira da agência.
“Muitos animais, incluindo dinossauros, viviam na região. Foi no passado geológico recente que o clima esfriou”, informou a pesquisadora, que diz que a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera era a responsável pela temperatura menos rigorosa na região. “Se continuarmos emitindo grandes quantidades de dióxido de carbono, esquentando o planeta, poderemos chegar à mesma situação em que voltariam a aparecer animais e bosques na Antártida“, profetizou.
Os pesquisadores envolvidos nesse estudo revelaram que há 50 milhões de anos, havia mais de mil partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera. Enquanto isso, na era pré-industrial foram registrados 280 ppm contra 390 ppm do presente. Apesar dos pesquisadores afirmarem que para alcançarmos os altos índices de milhões de anos atrás será necessário muitos anos de poluição, grande parte das calotas de gelo já podem derreter quando atingirmos o nível de 500 ppm.
“A diferença é que, no passado, o aquecimento ocorreu devido a causas naturais, como vulcões. E ocorreu em um período muito grande de tempo. Os animais e plantas tiveram tempo para se adaptar. Mas o problema com a mudança climática atual, que está sendo provocada principalmente por fatores humanos, é que está ocorrendo muito depressa em comparação a como poderia ocorrer em um período geológico normal, por isso não vamos ter muitas oportunidades para nos adaptar”, finalizou Jane.
 Fonte: Texto e imagem - http://style.greenvana.com

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

5 comentários:

  1. Será que isso aconteceu por conta do ciclo de melancovic,q diz q a terra muda seu eixo a cada 14 mil anos,mundado seus polos de lugar?

    ResponderExcluir
  2. É possível que um dos motivos seja, realmente o Ciclo de Milankovitch, que faz com que a radiação solar chegue de forma diferente em cada hemisfério terrestre de tempos em tempos causando as variações glaciais.

    Contudo, procuraremos um professor de geografia (especialista no assunto) para melhor explicar a situação.

    Obrigado pela participação.

    Ps. Próxima vez identifique-se, para trocarmos mais informações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Em comentário enviado por e-mail a Professora de Geografia, Corrinha Lino, fala sobre o assunto.

    Presumo que a teoria do mesmo deixa muito a desejar hoje, quando observamos a rapidez do degelo das calotas polares, e quem está contribuindo para o acontecimento, no caso a própria humanidade.

    A teoria de Melancovic tem sentido sim. Mas pelo que li, existe muitos mitos relacionados aos acontecimentos "muitas vezes sem uma explicação bem plausível" pelo qual cabe a cada um de nós lermos, compreendermos a visão do criador da teoria e termos o nosso ponto de vista com a relação ao que foi proposto pelos estudiosos.

    Muito obrigado pela contribuição Corrinha. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Comentário anterior postado por mim, Pedro Rafael kkkk... esqueci de me identificar.

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores