>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sábado, 24 de dezembro de 2011

Tecnologia espacial permite digitalizar manuscritos do Vaticano

Imagem: Biblioteca do Vaticano

Livros da biblioteca do Vaticano estão sendo digitalizados com tecnologia usada em satélites espaciais. O projeto do Vaticano em parceria com a Agência Espacial Europeia (Esa, da sigla em inglês) tem o objetivo de preservar e compactar arquivos . Fundada em 1475, a biblioteca do Vaticano é uma das mais antigas do mundo, com milhares de manuscritos de antes da invenção da imprensa. Alguns deles chegam a ter mais de 1800 anos.
A biblioteca precisava de um método para escanear os antigos e delicados manuscritos e armazenar os arquivos para que pudessem ser lidos daqui a centenas de anos. A solução do problema veio de um formato usado para a maioria de seus satélites científicos. Hoje, o formato desenvolvido para guardar as imagens das estrelas, chamado de FITS’ está sendo adaptado para um propósito bem diferente: preservar uma das maiores coleções do mundo de livros antigos.


"A maioria das missões espaciais, como o Telescópio Espacial Hubble, usaram o FITS para armazenar e estudar os dados científicos", diz Giuseppe Di Persio, do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália. Dr. Di Persio agora está trabalhando na Biblioteca do Vaticano em Roma, no projeto piloto de digitalização da coleção do vaticano com o uso do FITS.
Agora o formato também é usado para a digitalização dos antigos tomos da coleção do Vaticano. Pressionado contra uma placa de vidro, as páginas antigas pode ser distorcida, mas o software do scanner desenvolvido para o projeto calcula automaticamente a diferentes ângulos, resultando em uma imagem precisa e plana.
“É muito perigoso que os manuscritos sejam tocados”, disse Luciano Ammenti, diretor do Centro de Informação tecnológica do Vaticano. Ele afirma que a escolha do formato FITS foi feita por causa de sua longevidade e também por ser um código aberto, sem relação com qualquer companhia.
Fonte: Último Segundo IG
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

4 comentários:

  1. O "HOMEM E SEU PODER DE CRIAR", A cada dia que passa, novas tecnologias são criadas. fiquei muito espantado e surpreso por uma tecnologia de empreção digital,não me recordo como bem funciona, criada recentimente, q é capaz de imprimi obgetos solidos como ferramentas e diversas outras coisa, e que inclusive pode ser uzada futuramente para produzirem orgãos humanos. seria isso possivel mesmo PROFESSOR Paulo Robson??
    POR: Pedro Rafael.

    ResponderExcluir
  2. Claro que é, Pedim. Inclusive tem uma matéria no Blog que fala sobre isso. Veja no link (http://www.paulorobson.com/2011/12/ossos-artificiais-sao-feitos-em.html)

    ResponderExcluir
  3. Muito interesante. Será que com toda essa evolução, algum dia será provavel que o "HOMEM" possa clonar outros seres humanos ao invés de apenas animais ?? novos caminhos são criados a cada dia, não me espantaria se isso chegase a ocorrer logo.
    POR: Pedro Rafael.

    ResponderExcluir
  4. Pra falar a verdade Pedim, nós nem podemos imaginar onde a tecnologia vai chegar!

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores