>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Escudo acústico cria área de absoluto silêncio

As ondas sonoras circulam ao redor de um "centro do silêncio", que se torna imune ao ruído externo.[Imagem: KIT]
Proteção acústica

O rápido progresso no campo dos metamateriais levou não apenas à criação de mantos da invisibilidade, mas também de camuflagens acústicas, sistemas de "invisibilidade aquática" para submarinos e até proteções contra tsunamis.

Isto foi possível porque o conceito inicialmente estudado em relação às ondas de luz foi aplicado em outros tipos de ondas, como as ondas sonoras e as ondas do mar.

Agora, cientistas alemães confirmaram que a técnica dos mantos de invisibilidade também é aplicável a ondas elásticas, ou ondas mecânicas, como as emitidas pelas cordas de um violão ou a membrana de um tambor.

Mas, em vez de fazer um escudo acústico, eles criaram uma região virtualmente imune aos sons - uma região à prova de som.

Círculo do silêncio

É uma espécie de "cone do silêncio", um aparato à prova de som imortalizado no antigo seriado Agente 86 - com a diferença de que a nova técnica funciona de fato, apenas criando uma área de silêncio que é circular.

Isto foi feito com um material artificial composto de dois polímeros, um macio e outro rígido, ambos montados sobre uma placa de 1 milímetro de espessura.

Os dois polímeros foram misturados de forma precisa, em diferentes proporções, para criar 16 metamateriais diferentes. Esses metamateriais foram então dispostos sobre a placa em 20 anéis concêntricos.

"A chave para controlar as ondas é influenciar de forma específica sua velocidade local como uma função da direção de propagação da onda," disse o Dr. Nicolas Stenger, do Instituto de Tecnologia Karlsruhe.

Uma possibilidade aventada pelo pesquisador, mas ainda não demonstrada neste trabalho, é que, combinando-se camuflagens ópticas com a nova camuflagem acústica, pode ser possível criar uma região que não apenas não poderá ser vista, como também nada do que for dito lá poderá ser ouvido de fora.

Local de paz e quietude

A placa vibra a cerca de 100 Hz, bem na faixa audível pelo ser humano.

Contudo, a estrutura do metamaterial guia as ondas sonoras ao longo da área circular coberta pelos metamateriais, de tal forma que as vibrações - as ondas sonoras - não podem nem sair e nem entrar nessa área.

Ou seja, os cientistas criaram uma pequena área de absoluta paz e silêncio, imune a qualquer ruído, sobretudo os vindos de fora.

Ao contrário dos sistemas de proteção acústica, as ondas sonoras não são nem absorvidas e nem refletidas.

"É como se não houvesse nada lá, nenhum som, talvez um local de paz e quietude nessa época de Natal," disse o professor Martin Wegener, coautor da pesquisa.

Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Quero um desse, mas um que de pra eu entrar e dormir. Seria o unico jeito de n ser obrigado ouvir o funk da minha vizinha no ultimo volume todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs

    Ajudaria muito né Thiago!!!

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores