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terça-feira, 3 de abril de 2012

Academia não é o bastante para trabalhadores sedentários


Imagem do Google

Equilíbrio essencial
Ter boas condições físicas continua sendo um dos melhores caminhos para manter a saúde.
Mas parece que, como nos demais campos da vida, o equilíbrio é essencial.
Ou seja, não adianta ficar sentado o dia todo e fazer exercícios em um único horário.
O fato é que longos períodos sedentários elevam os riscos de problemas de saúde, ainda que você vá à academia três vezes por semana.
Momentos separados
Até agora, não estava claro como os dois extremos da atividade física - ficar sentado o dia todo, de um lado, e dedicar um tempo unicamente para os exercícios, de outro - se conectavam em relação aos benefícios à saúde.
As primeiras respostas começaram a ser dadas por Taija Finni e seus colegas da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia.
O estudo comparou adultos jovens e idosos, alternando dias de atividade física, com uma idade à academia, e dias totalmente sedentários, em que eram feitas apenas com as atividades do dia a dia.
Inatividade muscular
Medindo a atividade muscular e o ritmo cardíaco, os pesquisadores concluíram que, embora os exercícios tenham aumentado o consumo energético do corpo, eles não foram capazes de diminuir a inatividade muscular, ou seja, o tempo total que os músculos ficam sem atividade.
Os músculos ficaram inativos por até 70% do dia, incluindo os dias de exercícios.
Quando os músculos ficam inativos por muito tempo, o metabolismo da gordura, entre outras coisas, se altera, prejudicando a saúde.
Mexa-se
Não foram detectadas diferenças entre homens e mulheres.
Mas foi descoberta uma associação interessante em relação à idade: os mais velhos consomem mais energia do que os mais jovens.
Segundo os pesquisadores, isto pode ser explicado pela absorção de oxigênio, que decresce com a idade, forçando os idosos a literalmente gastarem mais potência muscular para se movimentar.
A saída, segundo os pesquisadores, é continuar matriculado na academia, comparecendo pelo menos três vezes por semana, mas também se movimentar um pouco ao longo de todos os dias.
Fonte: Diário da Saúde
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