>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Amamentação reforça flora intestinal de bebês


Imagem colhida no site G1.com

Bebês que se alimentam de leite materno têm o desenvolvimento intestinal mais saudável do que crianças que se alimentam de outra forma até os três meses de vida. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade Texas A&M, dos Estados Unidos, divulgado nesta segunda-feira (30) na revista “Genome Biology”.

A pesquisa mostra que há diferenças na colonização bacteriana no intestino de bebês, que estão ou não amamentando, que levam a mudanças na expressão dos genes envolvidos no sistema imunológico e na defesa contra doenças.

A diversidade de micróbios que colonizam o intestino pode ser especialmente importante na regulação do desenvolvimento tanto intestinal quanto imune das crianças. Isto porque o intestino humano é revestido por células que processa os nutrientes e fornece a primeira linha de defesa contra microorganismos que podem causar alergias e problemas intestinais.

Neste estudo, os autores fizeram análises comparativas dos intestinos de bebês de três meses que se alimentavam exclusivamente de leite materno ou lactentes alimentados também com papinhas, e relacionaram o hábito com micróbios instalados em seus intestinos.

Os resultados mostraram que os bebês amamentados tinham uma gama mais ampla de micróbios em seus intestinos do que os bebês alimentados com papinha, mas que seus sistemas imunológicos conseguiam lidar melhor com elas.

"Nossas descobertas sugerem que o leite humano promove a interferência benéfica entre o sistema imunológico e a população microbiana no intestino, e mantém a estabilidade intestinal", afirma Robert Chapkin, autor do estudo.


Fonte: G1
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores