>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Premiação criada pelo governo cearense incentiva alfabetização


Imagem do Google
Fortaleza – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o governador do Ceará, Cid Gomes, fizeram nesta segunda-feira, 21, a entrega do prêmio Escola Nota 10, criado pelo estado para contemplar as 150 unidades públicas com melhores resultados de alfabetização.

O critério para a premiação é o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa). São considerados os melhores resultados do quinto ano. As escolas premiadas receberam troféu e prêmios em dinheiro – R$ 2.000 por aluno avaliado, pagos em duas parcelas. A primeira, de 75%, é imediata. A segunda é paga após um ano para as escolas que desenvolverem ações de cooperação técnico-pedagógica com uma das 150 escolas com menores resultados.

Para o ministro Aloizio Mercadante, a experiência do estado do Ceará serve de inspiração para o país. Ele adiantou que em breve será lançado pelo governo federal um programa nacional de alfabetização na idade certa. “O programa apoiará as iniciativas que já existem em alguns estados e terá outras ações com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos”, disse.

O governador Cid disse que o prêmio é uma ação universalizada que revela o desempenho de 8 mil estudantes e 184 municípios do estado cearense. Em 2007, somente 40% dos estudantes aprendiam a ler e escrever até o final do segundo ano da educação fundamental. Atualmente o índice de alfabetização entre os alunos da rede pública chega a 81,5%. “O diferencial é a motivação de professores, gestores, governantes, além de melhoria no material pedagógico e fiscalização”, afirmou.


Fonte: MEC
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Só esclarecendo, que para a Escola ser NOTA 10,ela precisa ter um bom desempenho não somente nos 5º ano,mas também no 2º,se não for nos dois não será nota 10.
    Outra, As Escolas tem que trabalhar em função da obtenção desses resultados.Todos juntos.desde a Gestão Escolar(considero como principal)professores e todos os funcionários,e a Equipe do PAIC integrada com as Escolas.O olhar deve estar voltado principalmente para os alunos que possuem deficiência em aprendizagem e faltosos principalmente.E quem ver isso principalmente é o Professor e a Gestão(Diretor e coordenadores pedagógicos)a Equipe do PAIC vê orienta,mas a diferença repito só se todos(desde o Gestor Municipal até o Professor) tiverem o mesmo olhar.
    Espero que Altaneira esse ano consiga melhorar os índices.Afinal gostamos de ver nosso Município também em um bom lugar na Escala de proficiência.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo enriquecimento Corrinha!

    Quanto a nossa melhora nos índices, particularmente, acho muito difícil diante de tantas mudanças e problemas ocorridos esse ano.

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores