>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sábado, 9 de junho de 2012

Buracos negros mudam de marcha

Buraco negro em primeira marcha (esquerda), e em segunda marca (direita), alterando entre a emissão de jatos e a emissão de raios X.[Imagem: P. Jonker/Rob Hynes]
Feixe de raios ou jatos

Buracos negros são "motores" muito eficientes e de altíssima potência, que não apenas engolem matéria, mas também devolvem um monte de energia para o Universo em troca da massa que consomem.

Esse retorno de energia pode vir na forma de fortes feixes de raios X ou de jatos muito poderosos.

Embora o papel desempenhado pelos feixes de raios X seja mais difícil de aferir, os jatos de material emitidos quase à velocidade da luz podem fazer com que nuvens de gás comecem a formar estrelas, ou podem formar gigantescas bolhas de calor nos aglomerados de galáxias.

Mas essa diferença de comportamento, que aparentemente indica a existência de dois tipos diferentes de buracos negros, vem desafiando os astrônomos há muito tempo.

Nos últimos anos, observações mostraram que haveria uma conexão entre a emissão de raios X e o jato de material emitido por diferentes buracos negros.
Mas nem todos pareciam obedecer à regra, e voltou a vigorar a ideia da existência de dois tipos de buracos negros.

Buracos negros mudam de marcha

Agora, cientistas holandeses demonstraram que não há dois tipos de buracos negros, mas o mesmo buraco negro alterna entre os dois comportamentos.
Segundo eles, não é que os buracos negros venham com dois tipos de motor, é que eles mudam de marcha, disparando sua potência de formas diferentes.

"Nós descobrimos que os buracos negros também podem 'mudar de marcha', demonstrando que isto não é uma propriedade excepcional de um buraco negro específico," disse Eva Ratti, do Instituto de Pesquisas Espaciais da Holanda.

"Nós também descobrimos que a mudança entre as marchas acontece em luminosidades de raios X similares para todos os buracos negros que estudamos," completou.

Essas descobertas observacionais fornecem informações importantes para alimentar os modelos teóricos que tentam explicar tanto o funcionamento do próprio "motor" do buraco negro, como seu impacto no ambiente ao seu redor.

Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Não existe pesquisa falando que o buraco negro absorve algo e depois emite algo de volta, so existe pesquisa falando da "absorvição" dos buracos negros.
    O que voce diz que emite de volta não é raio x,supostamente seria "raios Cosmico".

    Em relação a dualidade do buraco negro, não tenho uma opinião formada, preciso pesquisar melhor.

    Espero que minha opiniao ajude em algo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Claro que ajuda!

    Só peço que próxima vez, identifique-se para melhor discutirmos!

    Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores