>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Olimpíada do conhecimento ocorrerá junto com Olimpíada de 2016


Imagem do Google

Competição intelectual
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) propuseram ao governo federal promover uma olimpíada internacional do conhecimento.
O evento ocorreria paralelamente aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
As competições incluiriam diversas "modalidades", incluindo astronomia, matemática, física, química e biologia, divididas em categorias, correspondentes aos diferentes níveis de ensino.
"O que nós propusemos foi o Brasil aproveitar os Jogos para fazer também uma olimpíada do conhecimento envolvendo diferentes áreas do saber. A ideia é envolver as escolas em um processo de difusão do conhecimento", explicou a presidenta da SBPC, Helena Nader.
Ídolos cientistas
O interesse é que, além de seguir o exemplo dos esportistas, os estudantes também possam se inspirar nos cientistas.
"Como é que faz para que o jovem deseje não só ser igual ao Neymar, mas também queira subir ao pódio porque fez uma prova sensacional de matemática, português ou ciências?", perguntou Helena
Para ela, a olimpíada do conhecimento pode ser um grande estímulo para a aprendizagem e até para a carreira científica.
Espírito científico
O ministro da Educação gostou da ideia.
"Esta será a melhor herança [da Rio 2016]: criar espírito olímpico na sala de aula em busca do conhecimento", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo ele, é preciso primeiro unificar o calendário das olimpíadas nacionais até 2015 e, "em 2016, tentar construir a primeira olimpíada do conhecimento e da juventude internacional para entrar no calendário olímpico".
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, também gostou da proposta.
"As olimpíadas estão se transformando em plataforma educacional. Elas são estruturadas de tal maneira que vão muito além do concurso que promovem", disse Raupp, ao lembrar que as olimpíadas integram a educação básica e o ensino superior.
Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores