>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sindicato APEOC conquista importante vitória em favor dos profissionais da educação

Foto: APEOC

A história greve dos 63 dias, ocorrida em 2011, na rede estadual de ensino, marcou uma nova época de luta dos trabalhadores da Educação Básica. Com absoluto apoio dos professores e dos servidores da educação, a direção do Sindicato – APEOC foi estimulada a propor e a conduzir uma greve geral de 63 dias. Isto ocorreu depois de um longo período silencioso do governo cearense, demonstrando total insensibilidade ao que reivindicavam os trabalhadores.
A paralisação foi necessária, e, usada como meio estremo para construir um canal de negociação indispensável ao processo de diálogo com a sociedade e com o próprio governo do Estado. Com transparência e seriedade, o Sindicato – APEOC demonstrou que não havia recuo sem negociar a pauta das reivindicações dos profissionais da educação. Com intimidação característica de quem tem poder, o governo procrastinou o que foi possível até pedir ao Judiciário à ilegalidade da greve. Situação constrangedora e minuciosamente analisada pela direção do Sindicato – APEOC, em face do altíssimo valor da multa determinada pela Justiça por cada dia de greve.
O espírito de luta dos educadores não fraquejou em nenhum momento. Muito pelo contrário, a união estimulou o bom combate e a busca por proposta negociável não permitia segunda opção. A paralisação chegava à totalidade das escolas estaduais existentes na capital e no interior do Estado. Ciente da convicção do que desejava a categoria, o governo decidiu abrir o esperado canal de negociação. Com esta abertura, a vitoriosa greve chegou a um final feliz. Tudo foi acordado em assembleia de professores conduzida pela direção do Sindicato – APEOC. UM novo período de entendimento aflorou entre governo, professores e o Sindicato – APEOC. Tudo através de propostas acordadas em mesa de negociação.
Negociação que terminou nesta última quarta-feira, 13 de novembro de 2012, com um final mais do que feliz para os combates da histórica greve dos 63 dais. Infelizmente, a luta vai continuar em defesa de uma educação com qualidade, em defesa da melhoria do ensino na escola pública: em defesa de salário digno no magistério da educação básica e em defesa da valorização funcional e profissional dos educadores.
O que foi conquistado pelo Sindicato – APEOC nesta quarta-feira é digno de aplausos. Mas ainda não é tudo que merece a educação e os educadores da rede estadual de ensino, apesar do ganho real e das perspectivas que iluminam o caminhar de futuras batalhas. A luta vai continuar com seriedade e respeito aos poderes constituídos. Vai continuar pautada também no respeito à liberdade de expressão assegurada pelo Estado Democrático e de Direito.
Parabéns aos educadores da rede estadual de ensino. Ainda não conquistamos o que merecemos, mas avançamos no que for possível e não desistiremos mais de lutar por uma educação de qualidade que necessitam o Brasil e nossos irmãos trabalhadores.
Fonte: Sindicato APEOC
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores