>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bóson de Higgs foi o principal avanço científico de 2012

Imagem: G1

A descoberta do Bóson de Higgs, partícula que explica o mistério da massa, lidera uma lista dos 10 principais avanços científicos de 2012, divulgada nesta quinta-feira (20) pela revista "Science".
Sem o Bóson de Higgs, os cientistas acreditam que nós e todos os átomos agrupados do Universo não existiriam.
A "Partícula de Deus" recebeu o nome de Peter Higgs, de 83 anos, um britânico tímido e de fala mansa que, em 1964, publicou um trabalho conceitual sobre a partícula. O físico belga François Englert, de 79 anos, contribuiu com a teoria separadamente.
Os outros grandes avanços científicos, segundo a "Science", foram:
- Cientistas na Alemanha usaram uma nova técnica para sequenciar o genoma completo de um grupo enigmático de humanos denominado denisovanos, com base em uma minúscula amostra do osso de um dedo de cerca de 80 mil anos encontrado em uma caverna na Sibéria. Nada se sabia sobre os denisovanos, a não ser que eles foram contemporâneos dos neandertais, outro 'primo' do homem moderno.

- Cientistas japoneses criaram óvulos viáveis usando células-tronco embrionárias de camundongos adultos. A descoberta traz a possibilidade de que mulheres que são incapazes de produzir óvulos naturalmente possam obtê-los em um tubo de ensaio, a partir de suas próprias células, e depois implantá-los em seu corpo.
- Engenheiros da Nasa fizeram o veículo-robô Curiosity, de 3,3 toneladas, pousar em Marte, usando um sistema de pouso inovador que fez pender o veículo, com as rodas para fora, usando três cabos. 'O pouso sem falhas reassegurou seus desenvolvedores de que a Nasa poderé, algum dia, levar uma segunda missão para apanhar amostras coletadas e trazê-las de volta à Terra', reportou a Science.
- O uso de um laser de raios X, que brilha um bilhão de vezes mais do que fontes de síncroton tradicional, permitiu a cientistas determinar a estrutura da proteína envolvida na transmissão da doença do sono africana. "O avanço demonstrou o potencial de lasers de raios X para decifrar proteínas que os raios X convencionais não podem", destacou a "Science".
- Uma nova ferramenta permitiu a cientistas modificar ou desativar genes em animais de laboratório. Esta tecnologia poderá ser tão eficaz, e até mais barata, do que as técnicas direcionadas a genes e permitiria que cientistas se focassem em papéis específicos e mutações em pessoas saudáveis e doentes.
- Cientistas confirmaram a existência de férmions de Majorana, partículas que podem agir como sua própria antimatéria e se autodestruir. Cientistas acreditam que bits quânticos (ou qubits) feitos pelos férmions de Majorana poderão ser usados para armazenar e processar dados de forma mais eficaz do que os bits usados atualmente nos computadores.
- O projeto Encode demonstrou que 80% do genoma humano é ativo e ajuda a ligar e desligar genes. A nova informação pode ajudar cientistas a compreender os fatores de risco genéticos para doenças.
- Uma interface cérebro-máquina que permite humanos paralisados a mover um braço mecânico com a mente e executar movimentos em três dimensões. A tecnologia experimental é promissora para pacientes paralisados por derrames e lesões na medula.
- Cientistas chineses descobriram o parâmetro final desconhecido de um modelo que descreve como partículas subatômicas, conhecidas como neutrinos, mudam à medida que viajam na velocidade próxima à da luz. Os resultados sugerem que a física de neutrinos pode um dia ajudar os cientistas a compreender porque o universo contém tanta matéria e tão pouca antimatéria.
Fonte: G1
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores