>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sábado, 8 de dezembro de 2012

observatório no Chile divulga nova imagem da Nebulosa Carina

Combinação de imagens de nebulosa foi feita pelo ESO e divulgada nesta quinta (6) (Foto: ESO/Divulgação)

Uma combinação de imagens da Nebulosa Carina, enorme berçário de estrelas localizado a 7.500 anos-luz da Terra, foi divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Observatório Europeu do Sul.
Os registros foram feitos pelo VLT Survey Telescope (VST), em Paranal, no deserto do Atacama, norte do Chile, e marcam a cerimônia de inauguração desse novo equipamento, realizada no Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf) em Nápoles, na Itália, que participou da construção da obra.
Os astrônomos reuniram o resultado de observações feitas no dia 5 de junho, das quais participou o presidente do Chile, Sebastián Piñera, com imagens mais recentes da nebulosa.
Essa nuvem de gás e poeira é uma das regiões de formação estelar mais próximas de nós, com vários dos astros mais brilhantes e de maior massa já conhecidos. A constelação de Carina, ou Quilha, fica no Hemisfério Sul do céu e recebeu esse nome por causa da quilha do navio mitológico Argo, da história Jasão e os Argonautas.
O VST é um telescópio de 2,6 metros e uma câmera de 268 megapixels, com capacidade para mapear o céu em altíssima resolução.
A cor vermelha da foto é por causa do hidrogênio gasoso na nebulosa, onde há uma intensa radiação ultravioleta emitida por estrelas jovens, grandes e quentes.
Fonte: G1

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores