>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SPAECE 2012: alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental realizam as provas

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Joaquim Rufino. Foto: João Alves

Começaram nesta segunda-feira, dia 3, e prosseguem até amanhã , dia 7, a aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE) 2012 para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – 2º segmento. A avaliação tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado. Entre os dias 19 e 22 de novembro passado, os alunos do Ensino Médio e da EJA fizeram as provas. Ao todo, serão avaliados 729.800 estudantes da rede pública.

Conforme a dirigente da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave), Betânia Raquel, o Spaece tem se tornado um instrumento essencial para promover o debate público e favorecer a promoção de ações orientadas para a melhoria e a democratização do ensino, capazes de garantir a todos igualdade de oportunidades educacionais. "Por isso, é fundamental a participação dos estudantes cearenses de acordo com o cronograma de provas" - destaca.


O Sistema avalia as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes. Esse ano, o Spaece trouxe novidades. Cada turma de crianças do 2º ano do ensino fundamental contará com seis modelos de cadernos de testes. Além disso, haverá duas versões desses cadernos para todos os níveis de ensino: Ampliada e Braille. No mesmo período, são aplicados questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.


Para os alunos do 3º ano do Ensino Médio também houve mudanças. Os testes das duas disciplinas estão em convergência com a proposta da Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), recebendo a denominação de Testes de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Foi incluída ainda a aplicação da prova de Redação, bem como de testes para as áreas de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).


O Spaece foi criado há 20 anos. A partir de 2007, a atual gestão da Seduc ampliou sua abrangência, instituindo a Avaliação da Alfabetização e expandindo a Avaliação do Ensino Médio para as três séries, de forma censitária. Assim, o Spaece passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa (2º ano do EF), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos do EF) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries do EM).

Fonte: SEDUC.CE 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores