domingo, 10 de março de 2013

Cientistas da Nasa recalculam idade de estrela mais velha já descoberta

Idade da estrela mais velha já descoberta é calculada por cientistas da agência espacial americana (Nasa), ela é conhecida como "Estrela Matusalém" ou HD 140283.
Foi calculado que a estrela possua 14,5 bilhões de anos, com margem de erro de 0,8 bilhão para mais ou para menos - o que significa que ela pode ter de 13,7 a 15,3 bilhões de anos.
Nasa divulgou imagem em que destaca presença da estrela mais antiga do universo, localizada a 190 anoz-luz da Terra (Foto: Divulgação/DSS/Caltech
Anteriormente era estimado que a estrela poderia possuir 16 bilhões de anos, segundo a Nasa. O novo cálculo foi feito usando observações feitas pelo telescópio Hubble.
A medição reduz a margem de idade da estrela, e permite que sua existência seja mais compatível com a idade calculada do universo - os astrônomos dizem que há um paradoxo entre a existência da estrela e a idade do universo, que é calculada em 13,8 bilhões de anos aproximadamente.
"Talvez a cosmologia estivesse errada, a física estelar estivesse errada, ou a distância da estrela estivesse errada. Então decidimos melhorar o cálculo da distância, e descobrimos isso", afirmou o pesquisador Howard Bond, da Universidade Estadual da Pensilvânia, um dos autores do estudo.
"Percebemos que esta é a estrela mais antiga com uma idade bem definida", disse Bond. A "matusalém" está nos primeiros estágios de se expandir e se tornar em uma gigante vermelha.
O novo cálculo faz com que a idade da estrela seja mais plausível e corrige eventuais erros na distância prevista anteriormente para o astro. A "Matusalém" está localizada a 190 anos-luz da Terra, segundo a Nasa.
Fonte: G1 Ciências e Saúde