>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Imagens 3D feitas com detectores de pixel único

A gravação em tempo real de imagens 3-D usando somente pixels individuais poderá se tornar uma realidade a curto prazo. [Imagem: Sun et al./Science]
Talvez seja melhor não se apressar para trocar sua velha filmadora especializada em imagens planas por uma nova filmadora 3D.
Cientistas acabam de desenvolver uma técnica incrivelmente simples que permite a geração de imagens tridimensionais a partir de uma única tomada.
As câmeras 3D captam duas imagens de cada cena, ligeiramente deslocadas uma da outra, e usam um sistema de triangulação para gerar o efeito 3D - assim como nosso cérebro faz com as imagens 2D que cada uma das nossas retinas captura.
Agora, Baoqing Sun e seus colegas da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um método computacional para reconstruir as imagens 3D a partir de uma única tomada, dispensando o uso de lentes - o que eles chamam de uma tomada de pixel único.
Iluminando um objeto 3D (neste caso, um modelo de poliestireno de uma cabeça humana) com luz estruturada (um código de barras 2-D aleatório), os pesquisadores coletaram os dados da luz refletida no objeto usando detectores de luz minúsculos, chamados detectores de pixel único.
Os dados coletados pelos diversos detectores foram ponderados e, como há uma ligeira diferença de ângulo entre eles, foi possível reconstruir uma imagem exata do objeto 3-D real.
Como esta nova técnica não requer lentes, ela pode funcionar em comprimentos de onda onde os componentes ópticos atuais não funcionam, ou onde eles são muito caros.
A limitação dos comprimentos de onda de operação é uma das principais limitações da holografia, outra técnica promissora para a geração de imagens 3D - embora a holografia também use intensivamente lentes e espelhos.
Os pesquisadores afirmam que ainda há alguns pequenos problemas tecnológicos para resolver antes que sua técnica possa chegar aos produtos de consumo, mas acrescentam que já têm planos de como superar essas deficiências.
Assim, a gravação em tempo real de imagens 3-D usando somente pixels individuais poderá se tornar uma realidade a curto prazo.
Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores