>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Por que gostamos de ouvir músicas tristes?

Ao contrário da tristeza na vida diária, a tristeza vivida através da arte pareça ser agradável, possivelmente porque não representa uma ameaça real para a nossa segurança. [Imagem: Wikimedia/Vassil]
Ouvir músicas tristes pode evocar emoções positivas.
A conclusão surpreende à primeira vista, mas pode ser uma boa explicação do porquê as pessoas gostam de ouvir músicas tristes.
Afinal, se a nostalgia musical trouxesse apenas emoções negativas, as pessoas não gostariam delas, afirmam Ai Kawakami e seus colegas da Universidade de Tóquio.
Mas o que é mais surpreendente é que o estudo mostra que nós podemos "curtir" uma emoção negativa como a tristeza, desde que ela não represente ameaça.
Tristeza e romantismo
Kawakami e seus colegas pediram aos voluntários, incluindo músicos e não-especialistas, para ouvir músicas tristes e músicas felizes.
Cada participante usou um conjunto de palavras-chave para avaliar tanto a sua percepção da música, quanto o seu próprio estado emocional.
Os pesquisadores afirmam que as músicas tristes evocam emoções contraditórias, pois os participantes tenderam a sentir a música triste como sendo mais trágica, menos romântica e menos alegre.
Mas a diferença parece estar apenas no grau, sobretudo no caso do "romantismo".
"A música que é percebida como triste na verdade induz emoções românticas tanto quanto emoções tristes. E as pessoas, independentemente da sua formação musical, experimentam essa emoção ambivalente ao ouvir a música triste," escreveram os pesquisadores.
Curtindo a tristeza
Além disso, ao contrário da tristeza na vida diária, a tristeza vivida através da arte pareça ser agradável, possivelmente porque não representa uma ameaça real para a nossa segurança.
Isso poderia ajudar as pessoas a lidar com suas emoções negativas na vida diária.
"A emoção experimentada pela música não oferece perigo ou dano imediatos, ao contrário da emoção vivida na vida cotidiana. Portanto, podemos até mesmo desfrutar das emoções desagradáveis, como a tristeza. Se sofremos de emoções desagradáveis evocadas através da vida diária, a música triste pode ser útil para aliviar a emoção negativa," concluíram os pesquisadores.
Fonte: Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores