>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aula de Ciências na Nascente do São Romão

Nascente do São Romão
Foto: José de Antonino (nosso motorista, a quem agradecemos pela ajuda)

Na manhã desta sexta-feira, 30, realizamos uma visita a nascente do vale do São Romão com os alunos da turma do 7º ano B da Escola 18 de Dezembro para participarmos de uma aula de Ciências um pouco diferente das que estamos acostumados.

O convite nos foi feito pelo professor coordenador da área de Ciências da Natureza e Matemática da referida escola, José Valdo Sousa, no encontro por área desta semana. Fizemos um planejamento que englobasse outros assuntos e temáticas variadas a serem exploradas em outras áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, História e Geografia, que também serão trabalhadas pelos respectivos professores em sala de aula. Aproveitamos para agradecer às colegas Núbia Silva e Zuleide Oliveira que disporão seu tempo para avaliar as atividades.

Nossa proposta foi, primeiramente, explorar a prática dos assuntos teóricos que tanto falamos na sala de aula, em especial o reino dos animais invertebrados. É claro que a enormidade de assuntos e curiosidades dos alunos nos fez viajar por um mundo de informações bem maior que o citado. Biodiversidade, fauna e flora em geral, vegetação, clima, relevo, enfim, assunto foi o que não faltou. Sem falar que hoje é impossível visitar o lugar e não reconhecê-lo, juntamente como a trilha da Pedra Grande, como um dos principais pontos turísticos de nossa querida Altaneira. Tão logo nos detemos a enaltecer nossas riquezas naturais e tratar também da questão turística local além da conscientização da preservação e combate a qualquer prática que venha ser prejudicial ao meio ambiente.

Como em qualquer outra visita ao querido Vale, seria impossível não apresentar às crianças um autêntico forno de cal assim como sua produção.

Em linhas gerais, julgamos mais do que válida nossa aula, pois percebemos que a participação discente acontece espontaneamente e de forma autêntica, onde o aluno está construindo seu conhecimento através da interação efetiva com a natureza fazendo-o perceber que estamos incluídos no meio e não como apenas observador.

Outras fotos no Álbum do prof. Paulo Robson no Facebook. (Para vê-las, clique AQUI)
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores