>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nobel da Física 2013 vai para Belga e Britânico

Físicos François Englert e Peter Higgs em coletiva de imprensa no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), perto de Genebra, em 4 de julho de 2012 (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Nesta terça-feira (8), o Prêmio Nobel de Física de 2013 foi oferecido ao belga François Englert, da Universidade de Bruxelas e ao britânico Peter Higgs, da Universidade de Edimburgo, por seus trabalhos teóricos sobre como as partículas adquirem massa, propostos separadamente em 1964.
A Academia Real de Ciências da Suécia, que confere o prêmio, afirmou que escolheu os físicos pela "descoberta teórica de um mecanismo que contribui para nossa compreensão da origem da massa de partículas subatômicas, que recentemente foi confirmado por meio da descoberta da partícula fundamental prevista pelos experimentos Atlas e CMS no Grande Colisor de Hádrons do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares)", situado na Suíça. A referida partícula ficou conhecida como o "bóson de Higgs" ou, ainda, "partícula de Deus".
"A teoria premiada é uma parte central do Modelo Padrão das partículas físicas que descreve como o mundo é construído", disse a academia em comunicado. "De acordo com o Modelo Padrão, tudo, de flores e pessoas a estrelas e planetas, consiste de apenas alguns blocos de construção: partículas de matéria."
O Nobel para Englert e Higgs já era amplamente esperado. Os resultados do Cern, apresentados desde julho de 2012, com posteriores confirmações neste ano, foram consideradas uma das maiores notícias da física nas últimas décadas. 
"Você pode imaginar que isso não é muito desagradável. Estou muito feliz por este prêmio extraordinário. Estou muito feliz, o que mais posso dizer?", comemorou Englert, ao falar com jornalistas, por telefone, ainda durante a cerimônia de apresentação dos ganhadores. Higgs não foi encontrado.
Higgs nasceu em 1929 em Newcastle upon Tyne e é professor emérito da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Englert é belga e nasceu em 1932 em Etterbeek. Ele é professor emérito da Universidade Livre de Bruxelas.
Com informações de G1.com
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores