>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nascimento e morte de estrelas captados em uma única imagem

A Grande Nuvem de Magalhães é uma das galáxias mais próximas da nossa.[Imagem: ESO]
Vida e morte estelar
A Grande Nuvem de Magalhães é uma das galáxias mais próximas da nossa, mas possui partes menos estudadas, como essa, capturada pelo telescópio VLT do ESO, chamada NGC 2035.
A imagem mostra nuvens de gás e poeira onde estrelas quentes estão se formando, ao mesmo tempo que esculpem formas estranhas no seu meio circundante.
Mas a imagem mostra também os efeitos da morte das estrelas - filamentos criados pela explosão de uma supernova.
Situada a apenas 160.000 anos-luz de distância da Terra, na constelação do Espadarte, a Grande Nuvem de Magalhães é uma das nossas vizinhas galácticas mais próximas.
A NGC 2035 é uma região HII, ou nebulosa de emissão, constituída por nuvens de gás que brilham devido à radiação intensa emitida por estrelas jovens. Esta radiação arranca elétrons dos átomos do gás, que eventualmente se recombinam com outros átomos, emitindo radiação.
Misturados com o gás estão densos aglomerados escuros de poeira, que absorvem a radiação em vez de a emitirem, criando traços estreitos intrincados e formas escuras.
As formas filamentares que podem ser vistas à esquerda não são o resultado da formação estelar, mas sim da morte das estrelas. Estas explosões, chamadas supernovas, são tão brilhantes que muitas vezes ofuscam brevemente toda a galáxia, antes de se desvanecerem ao longo de várias semanas ou meses.
Os restos deixados pela explosão de supernova que podem ser vistos nesta imagem são chamados SNR 0536-67.6.
Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores