>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tripé de luz levita objetos visíveis a olho nu

A levitação com raios de luz terá aplicações na metrologia e nos experimentos quânticos. [Imagem: G. Guccione et al., Phys. Rev. Letters]
Levitação com luz
As pinças ópticas, a luz torcida e os raios tratores estão sendo usados para manipular nanopartículas há algum tempo.
Recentemente, inventou-se também uma roda fotônica, que promete criar um verdadeiro canhão de nanopartículas.
Mas agora a luz parece estar ganhando maiores poderes - ou poderes para segurar coisas muito maiores.
Giovanni Guccione, da Universidade Nacional Australiana, idealizou um "tripé de luz", um mecanismo inteiramente fotônico, que é capaz de segurar objetos enormes em comparação com as nanopartículas suspensas até agora.
Usando apenas alguns poucos watts de laser, é possível suspender no ar objetos visíveis a olho nu, como um disco com dois milímetros de diâmetro.
Tripé de luz
O tripé de luz é formado por um disco convexo altamente reflexivo que atua como espelho na extremidade superior de três cavidades ópticas independentes, que juntas formam o tripé.
A quantidade de energia armazenada na luz que fica refletindo entre as cavidades e o espelho é suficiente para sustentar pequenos objetos.
A técnica é diferente da chamada levitação óptica, que se baseia no espalhamento da luz - aqui, o que opera é tão somente a pressão de radiação.
Isso significa que o objeto suspenso fica imune não apenas às vibrações mecânicas do ambiente, mas até mesmo do ruído induzido pela aleatoriedade do espalhamento da luz - ele fica imperturbável, por assim dizer.
Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores