>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pensamento positivo faz muito bem a saúde

felicidade é maior entre pessoas com objetivos claros. [Imagem: Jesus Solana/Wikimedia]
"Tudo vai ficar bem."
Vá em frente, tente convencer a si mesmo, pois o pessimismo pode ser ruim para sua saúde.
Os otimistas têm menor risco de sofrer doenças cardíacas, se recuperam melhor de procedimentos médicos, como cirurgias de ponte de safena, têm sistemas imunológicos mais saudáveis e vivem mais, tanto em geral quanto quando sofrem de doenças como câncer, doenças cardíacas e insuficiência renal (Annals of Behavioral Medicine, vol. 39, p. 4).
É bem aceito que os pensamentos negativos e a ansiedade podem nos fazer mal.
O estresse - a crença de que estamos em risco - aciona rotas fisiológicas tais como a resposta "lutar ou fugir", mediada pelo sistema nervoso simpático. Isto pode nos ter protegido dos perigos no período pré-civilização, mas se ficar ligado a longo prazo, aumenta o risco de doenças como diabetes e demência.
O que os pesquisadores estão percebendo agora é que as crenças positivas não funcionam apenas subjugando o estresse.
Elas também atuam de forma ativa, com um efeito positivo - sentir-se seguro e protegido, ou acreditar que as coisas vão correr bem, parece ajudar o corpo a manter-se e reparar-se.
Uma análise recente de vários estudos concluiu que os benefícios à saúde do pensamento positivo acontecem independentemente dos danos causados por estados negativos, como pessimismo ou estresse, e são mais ou menos comparáveis em magnitude (Psychosomatic Medicine, vol. 70, p. 741).
O otimismo parece reduzir a inflamação induzida pelo estresse e os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol.
Ser otimista também pode reduzir a susceptibilidade a doenças amortecendo a atividade do sistema nervoso simpático e estimulando o sistema nervoso parassimpático - este último governa a resposta chamada "descansar e digerir", o oposto de "lutar ou fugir".
Cultivar o otimismo
Tão útil quanto ter uma visão cor-de-rosa do futuro é ter uma visão rósea de si mesmo.
Pessoas "autopotenciadoras" - pessoas que se veem mais positivamente do que os outros as veem - têm menores respostas cardiovasculares ao estresse e se recuperam mais rapidamente, bem como níveis mais baixos de cortisol basal (Journal of Personality and Social Psychology, vol. 85, p. 605).
Algumas pessoas nascem otimistas - na verdade, parece que as pessoas são natural e universalmente otimistas.
Mas seja qual for a sua disposição natural, você pode treinar-se a pensar mais positivamente, e parece que quanto mais estressado ou pessimista você começa, melhor será o resultado.
A equipe de David Creswell, da Universidade Carnegie Mellon (EUA), pediu a estudantes que estavam em véspera de provas para escrever ensaios curtos sobre quando eles tinham apresentado qualidades que eram importantes para eles, como a criatividade ou a independência.
O objetivo era aumentar o seu sentido de autoestima. Comparados com um grupo controle, os estudantes que se "auto-afirmaram" desta forma apresentaram níveis mais baixos de adrenalina e outros hormônios da resposta "fugir ou lutar". (Health Psychology vol. 28, p. 554).
O efeito foi maior naqueles que começaram mais preocupados com os resultados de seus exames.
Fonte: Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores