>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Vêm aí: suco e vinho de banana

Os pesquisadores também já fizeram vinho de banana, colocando o suco para fermentar, e até usaram-no como aditivo na fabricação da cerveja.[Imagem: INVDES]
Um grupo de crianças classificou como agradável e doce o primeiro suco de banana, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Colima, no México.
Os pesquisadores conseguiram extrair 800 gramas de suco de cada quilo de polpa de uma variedade da fruta similar à banana nanica.
O suco apresenta uma cor amarela pálida e mantém o sabor e as propriedades nutricionais da banana, sendo assim rico em potássio, magnésio e cálcio.
Segundo Vrani Ibarra Junquera e Pilar Escalante Minakata, esta é a primeira vez que a extração de suco de banana é desenvolvido por meio de técnicas enzimáticas.
"Depois de lavadas e descascadas e sua polpa moída, é adicionado um complexo enzimático, composto por pectinases, celulases e hemicelulases, que quebram a parede celular da banana, liberando o líquido; utilizando um processo de centrifugação, o bagaço é removido," contam os pesquisadores.
Os resultados sugerem que as bananas muito maduras ou não adequadas para a venda podem ser utilizadas para a produção do suco. Desta forma, o fruto não será desperdiçado, aumentando a receita para os produtores.
"Nós já temos o processo de extração do suco de banana pronto, agora estamos trabalhando na adição da proteína que o produto carece, e nós poderíamos enriquecê-lo usando proteína do amaranto," afirma a dupla.
Além do suco de banana líquido pronto para consumo, os pesquisadores conseguiram transformá-lo em pó e depois dissolvê-lo em água, criando outra opção de comercialização.
Eles também já fizeram vinho de banana, colocando o suco para fermentar, e até usaram-no como aditivo na fabricação de cerveja.
Fonte: Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores