>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Camuflagem acústica deixa você em silêncio absoluto

A pirâmide do silêncio faz o som passar incólume, como se não houvesse nada lá. [Imagem: Duke University]
Invisibilidade acústica
Usando pouco mais do que algumas folhas de plástico perfuradas - e um bocado de cálculos matemáticos - engenheiros construíram o primeiro manto de invisibilidade acústico tridimensional.
O dispositivo redireciona as ondas sonoras, criando a impressão de que nem o manto, e nem qualquer coisa embaixo dele, estão lá.
A camuflagem acústica funciona em todas as três dimensões, não importando a direção de onde o som está vindo ou de onde o observador está localizado.
Para criar a "invisibilidade" acústica, a camuflagem altera a trajetória das ondas para que elas coincidam com a rota que teriam se tivessem refletido em uma superfície plana.
Como o som não está atingindo a superfície abaixo, ele percorre uma distância menor, e sua velocidade deve ser reduzida para compensar a mudança de rota. O resultado é que tudo embaixo da pirâmide permanece silencioso.
Pirâmide do silêncio
Se a ficção antecipa a realidade, o seriado Agente 86, dos anos 1960, passou perto: enquanto no filme havia um "cone do silêncio", os cálculos matemáticos mostraram que a coisa deve ser na verdade uma "pirâmide do silêncio" - talvez seja por isso que, no seriado, o cone não funcionava nada bem.
"A estrutura que construímos pode parecer muito simples, mas eu garanto a você que é muito mais difícil e interessante do que parece. Colocamos um monte de energia para calcular como as ondas sonoras devem interagir com ela. Nós não fizemos isso da noite para o dia," defende-se o professor Steven Cummer, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.
Mas será fácil encontrar aplicações para uma camuflagem acústica, o que poderá incluir a acústica arquitetônica e mesmo os sonares.
"Nós fizemos nossos testes no ar, mas as ondas sonoras se comportam da mesma forma debaixo d'água. Assim, um uso potencial natural é evitar [a detecção por] sonar," disse Cummer.
"Mas há também os projetos de auditórios ou salas de espetáculos, qualquer espaço onde você precise controlar a acústica. Se você precisar colocar uma coluna em algum lugar por razões estruturais, e que vá estragar o som, talvez você possa corrigir a acústica camuflando a coluna," concluiu ele.
Já que possui a forma de pirâmide, o aparato também poderá chamar a atenção dos meditadores, que poderão encontrar silêncio absoluto em qualquer lugar.
Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores