>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Professores realizam segunda passeata em apoio a Greve Nacional da Educação

Os professores da rede estadual de ensino, como o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), da Associação dos Universitários de Altaneira (AUNA) e da Fundação Raízes Cultural de Altaneira (ARCA) realizaram na tarde de ontem (18/03) a segunda passeata em apoio Greve Nacional da Educação convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que tem como pauta o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública, contra a proposta dos governadores de reajuste do piso e contra o INPC. 

Assim como aconteceu na primeira a passeata de ontem contou com uma pequena participação dos professores da rede municipal de ensino, que decidiram por maioria a não adesão a Greve Nacional em consulta realizada pela Secretaria Municipal de Educação em face da omissão do sindicato da categoria em convocar a Assembleia Geral para deliberar sobre o dia.

Os professores da rede estadual foram unânimes na adesão à Greve Nacional e a Escola de Ensino Médio Santa Tereza paralisou as atividades nos dias 17 e 18 enquanto as escolas municipais funcionaram normalmente nos dois dias, com a substituição dos professores que decidiram paralisar.

Na caminhada de ontem os professores passaram pelas escolas Ciranda do Saber e 18 de Dezembro e participaram da Sessão da Câmara Municipal, onde receberam o apoio da maioria dos parlamentares municipais.

A presidente da Casa, vereadora Lélia de Oliveira, concedeu espaço na Tribuna Popular para a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), professora Lúcia Lucena, para o professor Paulo Robson representando os professores da rede estadual e ao professor José Evantuil representando os professores da rede municipal.

A professora Lucia Lucena justificou o apoio do sindicato em virtude da solicitação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e disse que não convocou a Assembleia Geral, pois “sabia que menos de 10% dos professores iriam comparecer” assumindo textualmente incapacidade de mobilização da categoria pela direção sindical.

O professor Paulo Robson sustentou a sua participação nos pontos da pauta nacional, negou a conotação política partidária e sustentou que a mobilização tem por objetivo a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e da educação brasileira de forma geral.

Já o professor José Evantuil levantou uma pauta local cobrando o reajuste dos profissionais do magistério municipal, considerando como perdido o reajuste de 2013 e cobrando apenas os 8,32% autorizado pelo Governo Federal. Evantuil aproveitar o espaço para levantar uma pauta pessoal e pediu a revogação da Portaria 579 que autoriza o desconto em sua folha de pagamento e de mais três servidoras visando a devolução de valores ilegalmente recebidos.

A maioria dos vereadores apoiou a manifestação. A presidente Lélia de Oliveira disse apoiou esta mobilização e apoiará outras que virá, mas lembrou de que no ano de 2001, muitos professores que participam desta paralisação eram contra a primeira liderada pelo atual secretário de educação, na época presidente do SINSEMA.

Contrariando as expectativas e apesar do apoio da Associação Universitária e da Fundação ARCA a passeata de ontem não conseguiu superar a do dia anterior e pouco mais de 20 professores acompanharam a Sessão da Câmara Municipal.

Apesar da convocação da CNTE ser para os três dias não foi marcada nenhuma atividade para o dia de hoje, mas o professor Carlos Tolovi anunciou que abordará o tema no seu programa semanal “Esperança do Sertão” no próximo sábado na Radio Comunitária Altaneira FM.

Por Raimundo Soares Filho, publicado originalmente no Blog de Altaneira.

Confiram outras fotos das atividades de ontem: Créditos para João Alves
 












Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores