>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quinta-feira, 6 de março de 2014

Uma capa para celular que recarrega a bateria?

A expectativa agora é que o novo material possa ser incorporado em capas para celular, que recarreguem o aparelho constantemente. [Imagem: Yanchao Mao et al./AEM]
Vibração energética

A bateria de um telefone celular foi recarregada simplesmente deixando o aparelho sobre o assento de um carro em movimento.

Yanchao Mao, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, conseguiu o feito revestindo o celular com uma película capaz de gerar eletricidade das vibrações do carro.

O dispositivo é um tipo de equipamento já bastante conhecido - um nanogerador - que usa materiais piezoelétricos para transformar forças mecânicas em eletricidade.

O diferencial é que o material desenvolvido por Mao mostrou-se extremamente prático, a um passo de ser incorporado, por exemplo, em uma capa para celular.

Nanogerador polimérico mesoporoso

A equipe usou um polímero piezoelétrico comum, chamado fluoreto de polivinilideno, ou PVDF, mas o transformou em uma estrutura porosa, uma espécie de esponja.

Os poros grandes, criados incorporando partículas no polímero e depois dissolvendo-as, tornam o material sensível às menores vibrações.

E, mesmo sendo esponjoso, o material pode ser fatiado em películas muito finas, adequadas para revestir os aparelhos que ele pretende alimentar.

Eletrodos finos postos nos dois lados das películas esponjosas permitem que o "nanogerador polimérico mesoporoso" possa ser aplicado em qualquer superfície, mesmo irregulares ou curvas, incluindo a pele humana.

"Acreditamos que este desenvolvimento pode ser a solução para a criação de aparelhos eletrônicos pessoais com autorrecarregamento," disse o professor Xudong Wang, cuja equipe já havia criado um nanogerador que gera eletricidade a partir da respiração.
 
Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores