>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Xixi com cloro da piscina faz mal mesmo

Imagem do google
De um lado, o mundo todo parece alertar que não se deve fazer xixi na piscina.
De outro, contudo, mesmo nadadores olímpicos já admitiram a prática.
Se não pode, mas todo o mundo faz, o que interessa saber é se fazer xixi na piscina realmente faz mal para a saúde.
Pois prepare-se para assumir a responsabilidade pela preguiça de ir ao banheiro: um estudo detalhado mostrou que a mescla xixi com água da piscina não dá resultados saudáveis.
Quando misturados, a urina e o cloro formam substâncias que podem causar problemas sérios de saúde.
A conclusão é de Jing Li e Ernest Blatchley, da Universidade de Pequim (China), que publicaram os dados na revista Environmental Science & Technology.
Xixi com cloro
A adição de cloro na água da piscina é a forma mais comum de matar os micróbios causadores de doenças.
Mas, conforme as pessoas nadam e fazem xixi na piscina, o cloro se mistura com suor e urina, dando origem a outras substâncias.
Dois desses compostos - tricloramina (NCl3) e cloreto de cianogênio (CNCl), foram fartamente encontrados nas piscinas - os pesquisadores consideram essas substâncias como "onipresentes" nas piscinas.
O primeiro composto (tricloramina) está associado com problemas de pulmão, e o segundo (cianogênio) pode também afetar os pulmões, assim como o coração e o sistema nervoso central.
O problema parece vir do ácido úrico, um componente do suor e da urina - embora alguns ácidos úricos venham do suor, os cientistas calcularam que mais de 90% do composto encontrado nas piscinas vem da urina.
Eles concluem que os nadadores podem melhorar as condições da piscina simplesmente fazendo xixi onde deveriam - no banheiro.
Contudo, os cientistas ainda não identificaram todos os ingredientes específicos no suor e na urina que podem gerar os compostos potencialmente prejudiciais.
Fonte: Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores