>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sábado, 31 de maio de 2014

Pontapé inicial da Copa será dado por paraplégico

Vídeo publicado por Miguel Nicolelis no Facebook no dia 22 de maio mostra novos testes com exoesqueleto (Foto: Reprodução/Facebook/Miguel Nicolelis)
Foi concluído com êxito o último teste do projeto Andar de Novo, que fará com que um paciente paraplégico caminhe na Arena Corinthians e dê o pontapé inicial da Copa do Mundo no dia 12, disse na noite de quinta-feira (29) o neurocientista Miguel Nicolelis, que comanda o projeto.

Com o cumprimento desta etapa, a equipe de Nicolelis também comprovou a hipótese inicial do projeto de que seria possível uma pessoa paraplégica caminhar com a ajuda de uma estrutura robótica comandada pelo cérebro desse paciente.

"Agora nós temos os dados, evidentemente que nós teremos que analisá-los nos próximos meses. Mas nós temos primeiro a confirmação de que a ideia que foi proposta é factível, que ela é realizável, e ontem [quarta-feira] nós realizamos o teste da demonstração que nos foi pedido para a abertura da Copa, e conseguimos realizar como planejado", disse Nicolelis à Reuters por telefone.

Agora, a equipe de Nicolelis vai tratar com a Fifa sobre a logística da demonstração. "Agora nós vamos nos preparar para as condições de fazer num campo de futebol, com todos os dados que nós coletamos ao longo desses meses", disse.

O cientista acrescentou que, com a conclusão da parte científica, clínica e tecnológica do projeto, abrem-se novos caminhos de pesquisa nas áreas de reabilitação e melhora na qualidade de vida de pacientes portadores de doenças que geram paralisia.

Ele também afirmou que os detalhes do projeto "serão relatados numa série de artigos científicos".

"É a primeira vez que foi feito, com essa magnitude, com esse número de pacientes, com essa complexidade, um sistema que tem a intervenção direta do cérebro do paciente e também remete feedback tátil para o paciente", disse ele, se referindo ao exoesqueleto, estrutura robótica que permite que o paciente caminhe comandando o aparelho com o cérebro e sinta a sensação de caminhar novamente.

"Estão abrindo-se agora várias linhas de pesquisa com esses resultados desses 18 meses, que a gente pretende expandir aqui no Brasil como parte do consórcio Andar de Novo... Isso vai expandir dramaticamente o interesse de outros grupos de pesquisa nesta abordagem."

Após a demonstração na abertura da Copa, Nicolelis e sua equipe esperam "descansar razoavelmente" para somente depois anunciar os próximos passos do projeto.

Fonte: G1 Ciência e Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores