>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Gordura que protege o coração?

A fibrose cardíaca foi inibida em camundongos tratados com 18-HEPE (direita), em comparação com animais de controle (esquerda). [Imagem: Endo et al. - 2014]
Várias são as pesquisas apontando que gordura em demasia é ruim para o coração, entretanto o tipo certo de gordura pode manter o coração saudável.
Um experimento realizado por Jin Endo, dos Laboratórios Riken (Japão), publicadoThe Journal of Experimental Medicine, mostra exatamente isso.
Outros estudos anteriores já haviam mostrado que ácidos graxos insaturados ingeridos pela dieta - como o ácido eicosapentaenóico (EPA) - podem nos proteger contra doenças cardiovasculares.
As informações vêm na esteira da descoberta de que o corpo humano na verdade possui vários tipos de tecidos adiposos, ou gorduras: são elas gordura branca, que pode se acumular e levar à obesidade, a gordura marrom, ou gordura boa e a gordura bege.
Contudo, ainda não se conhece bem o mecanismo de ação e os metabólitos da gordura responsáveis por seus efeitos protetores.
Jin Endo usou animais geneticamente modificados para produzir sua própria gordura EPA, o que lhes dá uma melhor função cardíaca e maior resistência contra doenças cardiovasculares.
Ele descobriu que a proteção cardiovascular é fornecida por um metabólito específico ao rastrear esses efeitos, chamado ácido 18-hidroxieicosapentaenóico (18 HEPE).
O 18-HEPE foi produzido pelas células do sistema imunológico dos animais, chamadas macrófagos, e resultaram na diminuição dos efeitos induzidos de inflamações e fibrose no coração.
Para confirmar seus efeitos cardioprotetores, foi realizada a aplicação do 18 HEPE em animais normais.
Embora experimentos em seres humanos ainda não tenham sido realizados, a equipe conclui que uma dieta enriquecida com 18 HEPE pode ajudar a prevenir a insuficiência cardíaca em pacientes com doenças cardiovasculares.
Com informações de Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores