>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Primeiro marcapasso sem baterias

O marcapassos alimentado pelos movimentos do paciente deverá ajudar também no monitoramento de várias outras condições médicas.[Imagem: KAIST]
Pesquisadores coreanos começaram a testar o primeiro marcapasso que gera sua própria energia, dispensando as baterias e as cirurgias para substituí-las.


As baterias dos marcapassos atuais duram cerca de sete anos, submetendo pacientes já debilitados a todos os riscos normais dos procedimentos cirúrgicos.

Para resolver esse problema, os professores Keon Jae Lee e Boyoung Joung reuniram uma equipe multidisciplinar que adaptou para os marcapassos a tecnologia dos nanogeradores.


Um nanogerador é um dispositivo que gera eletricidade a partir do movimento da própria pessoa - os movimentos flexionam um tipo de material conhecido como piezoelétrico, que gera eletricidade quando é flexionado.

O nanogerador, que se parece com um emplastro para dores musculares, é colado sobre uma parte do corpo, como os ombros. Cada vez que a pessoa movimenta o braço, o aparelho gera uma pequena quantidade de energia, suficiente para alimentar o marcapasso.

O protótipo gerou até 0,22 mA (mili-Amperes) de energia em uma tensão de 8,2 volts.

Por enquanto, o aparelho foi testado apenas em corações de camundongos, mas a equipe do Instituto KAIST já está planejando os primeiros testes em humanos.


Segundo o professor Keon Jae Lee, o nanogerador irá "beneficiar o desenvolvimento de marcapassos autoalimentados, bem como prevenir ataques cardíacos através do diagnóstico em tempo real da arritmia cardíaca. Além disso, o nanogerador piezoelétrico flexível pode também ser utilizado como uma fonte elétrica para vários dispositivos médicos implantáveis."
 
Fonte: Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores