>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Hubble vai estudar anéis descobertos por astrônomos brasileiros

Astrônomos brasileiros descobriram o primeiro asteroide com anéis e agora vão estudá-lo melhor usando o telescópio Hubble.[Imagem: ESO/L. Calçada/M. Kornmesser/Nick Risinger]
Observações feitas por uma equipe que inclui 11 astrônomos brasileiros revelaram um sistema de anéis no asteroide Chariklo, um corpo celeste do sistema solar do tipo centauro.
Até então, os anéis só haviam sido identificados em planetas - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O trabalho foi liderado pelo pesquisador Felipe Braga-Ribas, do Observatório Nacional (ON).
Um dos anéis tem 7 quilômetros (km), e o outro 3 km de largura, e foram informalmente nomeados Oiapoque e Chuí.
Segundo os autores, ambos são densos e, em parte, compostos de água em estado sólido (gelo).
O asteroide Chariklo situa-se entre as órbitas de Saturno e Urano e foi descoberto em 1997. Com cerca de 250 quilômetros (km) de diâmetro, é o maior de sua classe.
"Os anéis são laboratórios naturais para se estudar processos dinâmicos análogos aos que ocorrem durante a formação dos sistemas planetários e galáxias", destaca o artigo.
Agora a equipe obteve concessão de tempo de uso do telescópio espacial Hubble para estudar melhor o fenômeno.
Não se sabe se anéis ao redor de pequenos corpos, como o Chariklo, devem-se a algum processo genérico, ainda desconhecido, ou refletem características excepcionais.
Com o Hubble, os pesquisadores poderão obter imagens diretas e fotometria em vários comprimentos de onda desses anéis, além de efetuar uma busca inédita e profunda de pequenos satélites, bem como de anéis de poeira de brilho tênue, ao redor de Chariklo.
As observações com o Hubble foram programadas para 2015 - duas em junho e uma em agosto.
Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores