>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O uso da internet na sala de aula no Brasil aumenta

Imagem: Portal MEC
De acordo com a pesquisa a quarta edição da pesquisa TIC Educação que ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2013, professores e alunos brasileiros utilizam cada vez mais computador e internet em suas atividades em sala de aula.
Foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do território nacional.
Nas escolas públicas, 46% dos professores disseram utilizar computador e internet em atividades com os alunos na sala de aula - um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano de 2012.
"Esse dado mostra como o professor percebe a importância do uso das novas tecnologias com os alunos, pois parte deles leva seu computador pessoal para a sala de aula", disse Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).
Ainda que tenha aumentado o uso do computador e da internet na sala de aula nas atividades com os alunos, o ambiente mais comum para tal uso nas escolas públicas continua sendo o laboratório de informática (76%).
Outro destaque está no crescimento do uso de tablets nas escolas públicas. Enquanto em 2012 apenas 2% delas contavam com esse tipo de equipamento, em 2013 esse número chegou a 11%.
Entre os professores, o acesso à internet por meio de dispositivos móveis cresceu 14 pontos percentuais em 2013: 36% dos professores disseram acessar a rede por meio de telefone celular, sendo que no ano anterior este número era de 22%.
A pesquisa acrescentou novos indicadores que mostram que 96% dos professores de escolas públicas usam recursos educacionais disponíveis na internet para preparar aulas ou atividades com os alunos.
Os tipos de recursos mais utilizados são imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%) e vídeos (74%). O uso de jogos chega a 42%, apresentações prontas, 41%, e programas e softwares educacionais, 39%.
Fonte: InovaçãoTecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores