>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Choque de asteroides é flagrado por telescópio

Ilustração artística do que parece ter acontecido ao redor da estrela NGC 2547-ID8.[Imagem: NASA/JPL-Caltech]
De acordo com a redação do site Inovação Tecnológica, o telescópio espacial Spitzer detectou uma explosão de poeira em torno de uma estrela jovem, possivelmente o resultado de um choque direto entre dois grandes asteroides.
Colisões desse tipo fazem parte do processo de formação de planetas rochosos como a Terra, acreditam os astrônomos.
A estrela NGC 2547-ID8 vinha sendo rastreada regularmente quando surgiu uma enorme quantidade de poeira no seu entorno.
"Nós achamos que dois grandes asteroides colidiram um com o outro, criando uma enorme nuvem de grãos do tamanho de areia muito fina, que agora estão se quebrando em pedaços menores e lentamente escapando para longe da estrela," disse Huan Meng, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.
Esta é a primeira vez que os astrônomos coletaram dados antes e depois do que eles chamam de uma "colisão de sistema planetário", embora sinais de poeira que se suspeita terem resultado de colisões de asteroides já tenham sido observados antes.
A teoria mais aceita atualmente sustenta que os planetas rochosos surgem a partir de material empoeirado circulando em torno de estrelas jovens.
O material se aglomera para formar asteroides, que se chocam e se destroem, retornando ao pó. Apesar disso, os cientistas propõem que alguns deles escapam da destruição, crescendo ao longo do tempo e se transformando em protoplanetas. Depois de cerca de 100 milhões de anos eles chegariam ao tamanho de planetas terrestres maduros.
Com informações de Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores