>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Imaginação e realidade fluem em direções opostas no cérebro

Um dos pesquisadores quer usar os resultados para desvendar o que acontece no cérebro durante o sono e os sonhos - serão eles processados como imaginação ou como realidade? [Imagem: Nick Berard]
Por mais real que um devaneio possa parecer, seu caminho através do cérebro vai no sentido oposto ao da realidade.
"Nós sabemos que o cérebro não funciona como um conjunto de áreas independentes, mas como uma rede de áreas especializadas que colaboram entre si," destaca o professor Barry Van Veen, da Universidade de Washington (EUA).
"Um problema muito importante nas pesquisas sobre o cérebro é entender como suas diferentes partes conectam-se funcionalmente. Quais áreas estão interagindo? Qual é o sentido da comunicação?", justifica ele.
Durante a imaginação, os pesquisadores constataram um aumento no fluxo de informações do lóbulo parietal para o lóbulo occipital - de uma região de ordem superior, que combina entradas de vários sentidos, para uma região de ordem inferior.
Em contraste, a informação visual recolhida pelos olhos tende a fluir a partir do lobo occipital - que comporta grande parte do córtex visual do cérebro - "para cima", para o lobo parietal.
"Parece haver muita coisa em nossos cérebros e nos cérebros dos animais que é direcional, que os sinais neurais se movem em uma direção particular, param e recomeçam em outro lugar. Eu acho que este é realmente um tema novo que não havia sido explorado," disse Van Veen.
O Dr. Van Veen espera aplicar os métodos desenvolvidos neste estudo para entender como o cérebro usa as redes neurais para codificar a memória de curto prazo.
Já seu colega e coautor do trabalho Giulio Tononi, da Universidade de Liege (Bélgica), quer usar os resultados para desvendar o que acontece no cérebro durante o sono e os sonhos - serão eles processados como imaginação ou como realidade?
Texto: Redação Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores