>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Óculos comuns viram óculos de sol ao seu comando

Os tons de cinza que colorem as lentes podem ser alterados variando a mistura dos polímeros eletrocrômicos utilizados. [Imagem: Anna M. Osterholm et al. - 10.1021/am507063d]
Transição sob comando
Óculos com lentes que escurecem em ambientes mais claros estão no mercado há décadas.
Mas que tal ter controle total sobre o escurecimento, tornando-o instantâneo ou desativando-o totalmente, ou evitando que as lentes clareiem quando você coloca um boné?
Isto é o que promete Anna Osterholm, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos.
Osterholm criou um novo tipo de lente que alterna em segundos de totalmente transparente para um escuro típico dos óculos de Sol mais escuros, e de volta para transparente também muito rapidamente.
Em vez de depender da iluminação externa, o próprio usuário controla a pequena corrente elétrica que induz as mudanças nas lentes, colocando os óculos no nível de escurecimento que achar mais confortável.
Polímeros eletrocrômicos
A corrente elétrica altera a mistura de um grupo de polímeros eletrocrômicos - que mudam de cor sob ação da eletricidade - presentes entre as duas camadas de vidro que formam a lente. A passagem de luz pela lente altera de 10 para 70%, e vice-versa, em poucos segundos.
Os pesquisadores ressaltam que a maioria das lentes transicionais não responde bem a brilhos incômodos, como do mar, da praia e da neve, um problema que deixa de existir com seu projeto.
Como foram financiados pela BASF e usaram apenas processos que podem ser realizados em escala industrial, eles esperam que suas lentes de escurecimento controlado estejam no mercado rapidamente.
Matéria colhida na íntegra em Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores