>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cofre antimagnetismo tentará detectar "nova física"

O interior da câmara antimagnética, com seus 4,1 metros cúbicos, tem o menor campo magnético do Sistema Solar. [Imagem: Astrid Eckert/TUM]
Menor campo magnético do Sistema Solar
O interior de um pequeno laboratório construído na Universidade de Munique por uma equipe internacional de físicos é a área com menor campo magnético do Sistema Solar.
Os campos magnéticos atravessam a matéria, o que faz com que haja magnetismo por toda parte. Apenas o campo magnético da Terra, por exemplo, é de cerca de 50 microTesla, mas a ele devem ser adicionados os campos gerados por transformadores, aparelhos eletrônicos, motores, objetos metálicos etc.
Contudo, no interior do laboratório antimagnético, com seus 4,1 metros cúbicos, o campo magnético é um milhão de vezes menor do que em nosso ambiente.
O cofre antimagnetismo foi construído justapondo várias camadas de uma liga altamente magnetizável. Essas camadas atenuam os campos magnéticos entrantes de tal forma que, no interior do laboratório, o magnetismo detectado é comparável ao dos confins do Sistema Solar, longe de qualquer planeta ou grande corpo celeste.
Nova física
O objetivo é usar essa câmara antimagnética para realizar experimentos de alta precisão em física, biologia e medicina.
Os físicos, por exemplo, suspeitam que os nêutrons têm um minúsculo dipolo elétrico, mas não havia até agora um laboratório com as condições que permitissem medições nesse nível de precisão porque o magnetismo do ambiente interfere com os experimentos.
"Este tipo de medição é de importância fundamental na física de partículas e ameaça escancarar portas para a física além do modelo padrão da física de partículas," disse o professor Peter Fierlinger, membro da equipe.
Matéria coletada na íntegra em Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores