>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Estereótipos raciais alteram como você ouve as pessoas

Imagem do Google
Os estereótipos raciais e as expectativas podem afetar de maneira inesperada e forte a forma como nos comunicamos e compreendemos os outros.
Bastou que as pessoas envolvidas no estudo "parecessem" ser diferentes, para que os outros voluntários se mostrassem influenciados.
A tarefa consistia em pedir aos voluntários que transcrevessem frases pré-gravadas que eram reproduzidas em meio a um ruído padrão.
As sentenças foram gravadas por 12 pessoas nativas do Canadá, falantes naturais de inglês. Metade dessas pessoas tinha ascendência branca, e metade ascendência chinesa - todos nasceram e foram criados em Richmond, que fica ao sul de Vancouver.
As frases pré-gravadas foram então reproduzidas para um grupo maior de voluntários, acompanhadas por fotos das pessoas que haviam gravado as frases ou por uma imagem de três cruzes.
No geral, os voluntários - todos igualmente canadenses - acharam mais difícil entender as frases ditas pelos canadenses de aparência chinesa do que aquelas ditas pelos canadenses brancos.
Contudo, quando a tarefa era repetida - mesmo falante e mesmo ouvinte - mas sem que a foto do falante fosse mostrada, a dificuldade de entendimento desaparecia, e os voluntários afirmavam ter a mesma dificuldade em entender todas as frases de todos os falantes.
Também foi pedido aos voluntários para avaliar a força do sotaque dos falantes.
O resultado se repetiu: os canadenses de origem chinesa foram associados com um sotaque estrangeiro, mas o efeito igualmente desapareceu quando as fotos não foram mostradas.
"Esta pesquisa traz à luz nossos preconceitos internos, e o papel da experiência e dos estereótipos, na forma como nós ouvimos uns aos outros," comentou Molly Babel, da Universidade British Columbia, idealizadora do estudo.
Fonte: Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores