>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Nasa confirma aproximação da Sonda New Horizons de Plutão

Cientistas da Nasa comemoram aproximação máxima da sonda New Horizons a Plutão Bill Ingalls/NASA
A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) confirmou ontem (14) a chegada da sonda New Horizons perto de Plutão. A sonda que saiu da Terra no ano de 2006, ficou a exatos 12.472 quilômetros (7.750 milhas) do planeta-anão. De acordo com a Nasa, responsável pela missão, o fato inédito ocorreu às 8h49 (horário de Brasília).

A conquista foi muito comemorada por cientistas presentes na sede da Nasa, que informaram que apenas por volta das 22h será possível saber se a sonda resistiu ao sistema de Plutão. A chance de impacto da sonda com meteoritos e destroços, segundo a Nasa, é de um em 10 mil. De acordo com os cientistas, a possibilidade é considerada alta. 

Lançada pela Nasa, a New Horizons tem como objetivo trazer informações sobre o planeta-anão e vai completar uma rota de 4,77 bilhões de quilômetros.

Desde quando a New Horizons saiu da Terra, foram apresentadas imagens que revelaram detalhes de Saturno e Netuno. Quando começou a se aproximar de Plutão, a sonda já fez imagens do planeta-anão. Em uma delas, foi revelada uma cor avermelhada de Plutão. Em outra revelava Charon (a maior lua), orbitando sobre o planeta-anão. Há, ainda, a imagem que mostrava as duas faces do planeta.

Além de ser a primeira missão que explorou Plutão, a Nasa aponta que a New Horizons quebrou alguns recordes. É a primeira a chegar a um planeta congelado anão, a explorar o Cinturão de Kuiper (área onde fica Plutão), a primeira desde 1970 a explorar um planeta desconhecido e a nave mais rápida da história: a velocidade chegou até a 21 km/s.

Fonte: Agência Brasil
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores