>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Origem da Vitamina B3 pode ser extraterrestre

Placa de alumínio onde os experimentos reproduziram as condições dos gelos de água de dióxido de carbono no espaço. [Imagem: Karen Smith/NASA Goddard]
Experimentos envolvendo a vitamina B3, feitos por uma equipe de pesquisadores da NASA, dão suporte à teoria de que o surgimento da vida pode ter sido ajudado por um fornecimento de "moléculas biologicamente importantes produzidas no espaço e trazidas para a Terra por cometas e meteoros".
Há décadas veiculam-se hipóteses associando fenômenos cósmicos - especialmente a passagem de cometas próximos à Terra - com a chegada de doenças e vírus. Ao menos o mecanismo com que isto poderia acontecer está sendo aos poucos validado pelos astrobiólogos, os cientistas que estudam o surgimento da vida no cosmos.
O novo trabalho é um complemento das pesquisas anteriores da mesma equipe, que já haviam revelado que a vitamina B3 está presente em "meteoritos ricos em carbono em concentrações que variam entre cerca de 30 e 600 partes por bilhão".
Neste novo trabalho, a equipe realizou experimentos que mostraram que a vitamina B3, que é encontrada em alimentos tais como peixes, amendoim e sementes de girassol, pode ser produzida a partir de uma molécula orgânica, chamada piridina, no interior de gelo de dióxido de carbono em condições que simulam o ambiente no espaço.
Indo além, e adicionando gelo de água à mistura, em quantidades próximas à que se espera encontrar nos gelos interestelares e nos cometas, a equipe demonstrou que, mesmo com a adição de água, a vitamina B3 pode ser produzida em uma ampla variedade de cenários - por exemplo, com a abundância de gelo de água variando em até dez vezes.
"Este resultado sugere que estes importantes compostos orgânicos em meteoritos podem ter-se originado de gelos moleculares simples no espaço. Esse tipo de química pode também ser relevante para os cometas, que contêm grandes quantidades de água e dióxido de carbono congelados. Estes experimentos mostram que a vitamina B3 e outros compostos orgânicos complexos poderiam ser feitos no espaço, e é plausível que os impactos de meteoritos e cometas poderiam ter acrescentado um componente extraterrestre para o fornecimento de vitamina B3 na Terra primordial," disse Karen Smith, do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA.
Fonte: Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores