>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

domingo, 6 de dezembro de 2015

Imagens de alta resolução mostram incrível "praia" de Plutão

Esta seria a "praia" da região conhecida como Planície Sputnik - o coração de Plutão.[Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI]
A sonda espacial New Horizons, da NASA, enviou um conjunto das imagens mais nítidas obtidas de Plutão durante o seu sobrevoo do planeta anão em julho deste ano.
Estas imagens foram feitas na melhor qualidade possível de se obter com os instrumentos da sonda, o que significa que serão as melhores imagens de Plutão que os seres humanos verão por décadas - até que outra sonda espacial seja enviada para lá.
A imagem mais impressionante mostra o que parece ser uma "praia", onde o mar seria a região do coração de Plutão e a "terra" seria uma cadeia montanhosa.
Os especialistas acreditam que a região do coração seja formada por planícies de nitrogênio congelado, enquanto as montanhas, algumas com vários quilômetros de altitude, poderiam ser montanhas de gelo que estariam "flutuando" como gigantescos icebergues sobre o "mar de nitrogênio" congelado.
Geologia de Plutão
Plutão: Chegam imagens de mais alta resolução
Estas imagens em alta resolução das crateras de impacto ajudarão os geólogos a datar melhor a superfície de Plutão e obter informações sobre eventuais atividades geológicas recentes. [Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI]
Esta três imagens foram obtidas cerca de 15 minutos antes do momento de maior aproximação da sonda New Horizons da superfície de Plutão, o que lhes dá uma resolução de 80 metros por pixel.
Outras imagens capturadas nesse período continuam sendo enviadas para a Terra, podendo haver novas surpresas nos próximos dias.
Imagens anteriores, de menor resolução, indicam que Plutão pode ter um ciclo hidrológico, o que incluiria vulcões de gelo.
Plutão: Chegam imagens de mais alta resolução
Esta imagem mostra detalhes da erosão ocorrendo em uma região conhecida como Badlands - terras ruins, em tradução livre -, uma nomenclatura da geologia para regiões áridas fortemente erodidas. [Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI]

Fonte: Inovação Tecnológica
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores