>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sexta-feira, 24 de março de 2017

ENEM 2016 (Segunda Aplicação) - Conceito de Calor

Nos dias frios, é comum ouvir expressões como: “Esta roupa é quentinha” ou então “Feche a janela para o frio não entrar”. As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é “quentinha”, muito menos o frio “entra” pela janela. 

A utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o(a)

A) roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa, e o frio não entra pela janela, o calor é que sai por ela.
B) roupa não fornece calor por ser um isolante térmico, e o frio não entra pela janela, pois é a temperatura da sala que sai por ela.
C) roupa não é uma fonte de temperatura, e o frio não pode entrar pela janela, pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela.
D) calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.
E) calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio.

Resolução nos comentários da postagem
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentários:

  1. O conceito de calor, de acordo com a termodinâmica, está associado a uma forma de energia em trânsito, que se transfere espontaneamente de um corpo de maior temperatura (mais quente) para outro de menor temperatura (mais frio). Não é correto, do ponto de vista da Física, dizer que um corpo contém calor ou que existe uma transferência de frio.

    Alternativa: D

    ResponderExcluir

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores