>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

sexta-feira, 3 de março de 2017

Fósseis de 4 bilhões de anos são encontrados e se aproximam de origem da vida

Filamentos ricos em ferro de rochas localizadas na província de Québec, no Canadá, indicariam prova de vida na Terra. Imagem: Matthew Dodd
São minúsculos filamentos, pedaços e tubos em rochas localizadas no Canadá que teriam até 4,28 bilhões de anos.

Caso a estimativa de idade dos microfósseis esteja realmente correta, o surgimento da vida teria acontecido "pouco tempo" depois da formação do planeta, há 4,54 bilhões de anos.

Também representaria um salto de centenas de milhões de anos atrás com relação à evidência mais antiga até então conhecida.

O estudo foi publicado na revista científica Nature.

Imagem colhida no site da BBC Brasil
As conclusões ainda são polêmicas, mas a equipe, formada por cientistas internacionais, diz acreditar não ter dúvidas quanto à descoberta.

Os supostos micróbios fossilizados têm um décimo da largura de um fio de cabelo humano e contêm quantidades significativas de hematita - um tipo de óxido de ferro ou "ferrugem".

Matthew Dodd, que analisou as estruturas na Universidade College London (UCL), no Reino Unido, defende que a descoberta lança luz sobre as origens da vida.

"A descoberta responde a questões que a humanidade pergunta a si mesma, como: de onde viemos e por que estamos aqui?", diz.

As estruturas fósseis estavam revestidas em camadas de quartzo no chamado Cinturão Supracrustal de Nuvvuagittuq (NSB, na sigla em inglês).

O NSB é um pedaço de antigo leito oceânico que contém algumas das rochas sedimentárias e vulcânicas mais antigas conhecidas pela ciência.

Fonte e mais informações em: BBC Brasil

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores