>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

quarta-feira, 15 de março de 2017

Vírus Zika também causa problemas cardíacos graves

Aedes Aegypti. Mosquito transmissor do vírus. Imagem do Google.
Além dos já reconhecidos danos neurológicos e oculares, o vírus zika também pode ter sérios efeitos sobre o coração.

Um estudo realizado por uma equipe venezuelana e norte-americana no Instituto de Medicina Tropical de Caracas, compreendendo nove pacientes adultos com zika e nenhum histórico prévio de doença cardiovascular, constatatou que oito desenvolveram problemas de arritmia cardíaca e três apresentaram evidências de insuficiência cardíaca.

"Nós sabemos que outras doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e o vírus chikungunya, podem afetar o coração, por isso pensamos que poderíamos ver o mesmo com o zika. Mas ficamos surpresos com a gravidade, mesmo neste pequeno número de pacientes," disse Dra Karina Gonzalez Carta, cardiologista da Clínica Mayo (EUA).


Foram detectadas arritmias graves em oito pacientes: três casos de fibrilação atrial, dois casos de taquicardia atrial não-sustentada e dois casos de arritmias ventriculares.

Seis casos apresentaram insuficiência cardíaca. Destes, cinco pacientes tiveram insuficiência cardíaca com baixa fração de ejeção, quando o músculo cardíaco não bombeia sangue como deveria, e um apresentou insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, quando o coração fica rígido e não pode relaxar ou se encher corretamente.

"Conforme os resultados desta pesquisa, queremos que os pacientes que apresentem sintomas de zika também estejam cientes dos sintomas cardíacos porque eles podem não associar os dois," recomendou a Dra Karina. "O mesmo é verdade para os médicos, porque eles podem estar focados nos sintomas do zika, mas não pensar em preocupações cardíacas".

Os resultados foram publicados no Journal of American College of Cardiology.

Fonte: Diário da Saúde
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores