>
Olá, seja muito bem-vindo a esse ambiente! Espero que ele possa atender suas expectativas!

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Sexta-feira, dia 6, a velocidade da Terra foi a mais lenta do ano. Entenda o porquê.


Imagem: NASA
Nesta sexta-feira, 6 de julho, a Terra esteve mais distante do Sol do que em qualquer outro dia desse ano.

Nesse dia, o planeta atingiu seu afélio, palavra de origem grega que significa "longe do Sol".

O afélio é o ponto da órbita ao redor do Sol em que a Terra fica mais longe do astro, em oposto a ele existe o periélio (que quer dizer 'perto do Sol') que é justamente o ponto da órbita em que a Terra fica mais próxima ao Sol.

Dutante o periélio, o Sol fica a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra e no afélio a cerca de uns 152 milhões de quilômetros do Sol.

A distância varia porque a órbita da Terra ao redor do Sol não é uma circunferência perfeita, nosso planeta descreve uma trajetória elíptica, conforme a primeira lei de Kepler (sobre movimentos planetários, formulada pelo astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler no século 17).

Por isso, a força de atração gravitacional entre o Sol e a Terra varia ao longo da órbita e a velocidade orbital da Terra muda conforme sua distância do Sol.

O afélio ocorre a cada ano entre 2 e 7 de julho. O periélio foi no dia 3 de janeiro.

A Terra alcançou sua maior distância do Sol no dia 6 de julho às 17h46 GMT (14h46 no horário de Brasília), quando o planeta e seu astro esteve a 152.095.566 de quilômetros um do outro.

A maior distância se traduz na velocidade de órbita menor.

Assim como foi assinalado por uma das chamadas leis de Kepler, quando os planetas estão perto do Sol eles se movem mais rápido do que quando estão longe.

A velocidade orbital de translação no afélio foi de 105.444 km/h, cerca de 3.600 km a menos por hora do que a velocidade no periélio.

Informações de: BBC Brasil
Compartilhar:
Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Com seus comentários, você ajuda a construir esse ambiente. Sempre que opinar sobre as postagens, procure respeitar a opinião do outro.

Muito obrigado por participar de nosso Blog!

Abraços!

Visitantes no Globo

On line

Total de visualizações

Arquivo do blog

Mais visualizadas do mês

Seguidores